Saiba como publicar o seu livro

 A Editora Gregory preparou algumas dicas para você publicar o seu livro sem precisar se preocupar com os tramites editoriais e em primeiro lugar queremos esclarecer que a Gregory é uma editora que procura desburocratizar o processo de publicação de livros frisando que este artigo tem caráter informativo e leva em consideração os processos e ações adotados pela Equipe Editorial da Gregory.

 

      1- Muitas pessoas ao digitar o seu texto no software (Por exemplo: Word, Writer etc) acreditam que a melhor forma de entregar o arquivo à editora é com a formatação bem aproximadamente do que ele deseja.
Na verdade, para se ter uma publicação mais rápida e perfeita, porém, o correto é digitar todo o texto sem formatação, usando fonte simples como Times New Roman ou Arial em tamanho 12 ou aproximado. Claro que não é uma regra, e a Editora Gregory vai publicar o seu livro com qualidade não importando como receba os originais. Lembrando apenas que esta atitude facilita e agiliza o trabalho.

      2- Após digitar o seu livro, caso tenha observações a serem feitas, anote tudo em um arquivo separado e citando detalhadamente os pontos a serem observados, inclusive onde se deve inserir imagens, notas de rodapé, citações, cabeçalhos, sumário e índice entre outras que julgue necessário.

      3- Caso o livro contenha imagens, é recomendado que tenha sempre uma pasta própria para armazená-las e envia-las separadas do texto original.

      4- Quanto à capa e outros designs que já tenham uma arte pronta, é recomendado estarem separados do texto original.

      5- Ao visitar o site da Editora Gregory, você verifica que há uma página para solicitação de orçamento, preencha com os dados que você tem referentes ao seu livro e como você deseja que ele fique.
Este orçamento é apenas uma base para se ter um direcionamento do gênero do seu livro e dos valores aproximados para a publicação.

      6- Uma equipe da Editora Gregory entrará em contato com você, respondendo ao seu pedido de orçamento o mais breve possível, solicitando o envio dos originais para que sejam analisados e para que seja feita uma pré diagramação que determinará o custo real para a publicação do livro.

      7- Todo livro é possível de ser publicado, muitas editoras hoje em dia, não publicam todo tipo de livro de qualquer autor que apareça. Empresas que somente se preocupam com o lucro e nada mais. Na Gregory é diferente, primeiramente o autor será ouvido, entendido, assessorado e se for o caso, preparado para publicar o livro e realizar o sonho de muitos que são rejeitados por outras Editoras.
      O autor merece atenção e é bem atendido desde o momento em que visita o site. E este tratamento VIP não termina quando o livro é entregue, continua por muito tempo, sem prazo de validade, cria-se um laço de amizade e companheirismo entre a equipe Gregory e o Escritor.

      8- Após o fechamento de contrato, o autor deve entregar todo o material necessário para a elaboração do livro. Tudo será organizado e enviado para revisão e conferência.

      9- Os originais revisados são entregues ao autor para conferência e autorização das alterações.

     10- O próximo passo é iniciar a diagramação, quando serão montados os textos, imagens e todos os itens relacionados ao miolo do livro, bem como elaboração de capas e acessórios.

      11- Ao final da diagramação, o autor recebe o material pronto para visualização e possíveis correções e alterações ou aprovação do material para o próximo passo.

      12- Aprovados miolo e capa, será elaborado um “boneco”, que nada mais é que uma prova física do livro, onde o autor tem uma noção de como ficará o material final.

      13- Sendo o boneco aprovado, a próxima etapa é a impressão final do livro. Ao final da impressão, é realizada a revisão de qualidade e entrega do material às livrarias, distribuidoras e consumidor final ou ao autor se for o caso.

      14- Durante todo o processo de publicação, a Editora Gregory estará sempre de portas abertas para receber os seus autores e sempre é informado de tudo o que se passa no tocante ao seu livro, lançamento e afins.

      15- Os procedimentos de registro, catalogação, lançamento, distribuição e promoção do livro é feito pela Editora Gregory.

     16- Após a publicação, o autor recebe orientação para o lançamento, que geralmente ocorre nas melhores livrarias do Brasil.

      17- O autor recebe periodicamente, uma planilha com o histórico de vendas dos seus livros e um extrato simplificado de pagamentos de Direitos Autorais.

      18- Constantemente a Editora Gregory estará orientendo os seus autores para a publicação de outros títulos e edições, no intuito de perpetuar o ciclo de relacionamento entre autor e Editora além de promover o sucesso profissional e pessoal do escritor.